150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza manutenção de monumentos

O local foi criado em homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira e conta com réplicas da aeronave 14-Bis, dos foguetes da família SONDA e com a aeronave Bandeirante EMB-100
Publicada em: 13/08/2023 09:34
Imprimir
Fonte: IAE, por Major Braido e Aspirante Rebeka Falcão
Edição: Agência Força Aérea

Em homenagem aos 150 anos do Pai da Aviação, a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), formada pela Divisão de Manutenção (AME) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), revitalizou, durante mais de 20 dias no mês de julho, as maquetes dos foguetes e dos aviões presentes no Parque Santos Dumont, da cidade de São José dos Campos (SP). Essa atividade teve parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que instalou os adesivos de identificação em cada monumento no dia 07/08.

O Parque Santos Dumont foi criado no ano de 1971, sendo um espaço onde é possível apreciar de perto as doações feitas pelo DCTA, em 2006, da réplica em tamanho real da aeronave 14-Bis e outros monumentos. Em 2002, foram realizadas doações das réplicas em escala real dos foguetes da família SONDA, projetados pelo IAE. Há também a precursora da indústria aeronáutica brasileira, a aeronave Bandeirante EMB-100, doada pela EMBRAER em 1981.

Para o Chefe da Divisão de Mecânica do IAE, Major Engenheiro Thiago Braido Nogueira de Melo, é fundamental preservar e valorizar esses patrimônios históricos e culturais. "Realizar reformas estruturais e de pintura nas réplicas garante sua beleza e durabilidade. Como as maquetes ficam submetidas aos fatores climáticos, as cores dos foguetes encontravam-se desbotadas e as aeronaves Bandeirante e 14-Bis estavam com resíduos de árvore e poeira em sua superfície", explicou.

Para a conservação dessas réplicas, é necessário um estudo minucioso da estrutura, identificando possíveis danos, corrosões e desgastes causados pelo tempo e condições climáticas, desta forma o DCTA e a Prefeitura de São José dos Campos iniciaram um trabalho conjunto para executar a reforma, assegurando que os foguetes e aviões permaneçam visualmente atraentes e seguros.

"Ao garantir a conservação dessas importantes peças, a comunidade local e os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história da aviação e da tecnologia espacial brasileira ao mesmo tempo, em que desfrutam de um espaço público renovado e acessível. Essas ações reforçam o compromisso com a identidade da cidade e da Força Aérea Brasileira e ainda com a memória de Alberto Santos Dumont, inspirando as gerações presentes e futuras", concluiu o Major Engenheiro Braido.

Fotos: Sargento Frutuoso e Soldado Paulo Bueno / IAE

imagens/original/46018/a.jpg
imagens/original/46018/aa.jpg
imagens/original/46018/b.jpg
imagens/original/46018/c.jpg